Colégio SOCEC – Pio XII – Pioneirismo Sempre

Evolução Constante

O Colégio SOCEC é uma escola com tradição em trazer inovações, sendo uma referência em educação na cidade de Arraial do Cabo, é um local de preocupação com o futuro, investindo sempre em novas tecnologias e ferramentas que melhoram o dia a dia de colaboradores e alunos.

Cliente HW Info de longa data, esse colégio tem um lugar especial na história de nossa empresa, pelo incrível humanidade de todos os profissionais que ali trabalham. Quando falamos que essa escola tem apetite por inovação, não estamos mentindo, a escola investe pesado em novas tecnologias, podendo aqui citar um incrível sistema de energia fotovoltaica, o que possibilitou a climatização de todos os ambientes, salas equipadas com multimídia, dentre outros.

Em razão de um imenso espaço físico divido em blocos, mostrou-se um cenário complexo a integração desses ambientes com internet e rede. Foi necessário a criação de um sistema de eletrodutos subterrâneos para que fosse possível criar a conectividade adequada via cabeamento e para que esta proporcionasse a expansão de Wi-Fi no segundo momento.

Uma das demandas da escola era a dificuldade de conexão em salas de aulas, o que limitava as possibilidades de desenvolvimento de trabalhos por parte dos profissionais, seja na educação infantil ou nas classes mais avançadas, porém a escola conta com um amplo espaço externo (quadra, pátio e parquinhos), onde são desenvolvidos eventos para agregar o currículo escolar e confraternizações de datas especiais. Nesses ambientes externos também seria interessante contar com conectividade para diversificar as atividades ali desenvolvidas.

Após definidos tais parâmetros foi implantada uma rede de com equipamentos interligados a bases espalhadas pela unidade, fazendo assim a integração total entre todos os setores escolares e possibilitando uma gestão unificada de todos os usuários ali envolvidos. Nos ambientes externos foram colocados aparelhos distribuídos em todos os pavimentos para criar uma cobertura máxima e não deixar nenhum ponto de sombra de conectividade, já nos ambientes externos foram colocados equipamentos no padrão “Outdoor” com certificações IP68 e IP67, resistentes a chuva, poeira e intempêres do tempo.

Criada a infra estrutura física, era necessário criar um sistema de freios e contra pesos para sacramentar a segurança e solidez da rede. Uma das vantagens no cenário era que a escola dispunha de dois provedores de internet contratados, porém antes eles ficavam em pontos diferentes e atendiam ambientes distintos, não gerando assim qualquer integração dos espaços. Com a nova infra estrutura montada, foi feito uma requisição para que os dois provedores ficassem instalados no mesmo local, podendo assim a aparelhagem instalada pela HW Info, absorver os dois Links, gerando a junção das velocidades. Também criado uma política interna de Link Backup (Os dois provedores funcionavam juntos, mas caso um caísse o outro supria a demanda da rede), que proporcionava um cenário de probabilidade quase zero de queda de conexão.

Definidas as necessidades por parte da administração escolar, foi desenhado um ambiente de rede com diversas diretrizes de segurança, Redes separadas para o setor administrativo, pedagógico e alunos. No administrativo contemplava-se acesso a documentos de rede restritos ao setor e acesso ilimitado a impressoras conectadas a rede, sendo os integrantes deste setor alocados em uma lista de permissão de acesso vinculado ao seu aparelho específico (Celular, Tablet, Notebook). Já para o setor pedagógico montou-se um cadastramento dos funcionários como Professores e Funcionários de Apoio Escolar, todos padronizados com usuários e senhas individuais e com limites de uma conexão por vez. Essas mudanças geraram um impacto inicial que foi rapidamente observado pelos utilizadores da Rede, onde mostrou-se nítida melhora na conectividade, eliminando os gargalos de rede que antes geravam lentidão no acesso.

Na rede dos alunos ficou claro a necessidade de diretrizes de segurança mais rígidas, para que esta não se tornasse um problema na rotina de funcionamento da escola, o que causaria dispersão no períodos de aula. Foi criado um sistema de limite diário de uso para este perfil, para que o aluno tivesse consciência que o uso indiscriminado geraria a queda automática e a reconexão somente seria possível no dia seguinte, criamos também um calendário de funcionamento diário da rede, funcionando apenas em períodos de intervalo de aulas, também foram feitos filtros personalizados de URLs para que não fosse possível acessar determinados sites, além do limite de velocidade aplicado a rede, como a quantidade de Alunos supera naturalmente a quantidade de funcionários da Escola, a partir do momento que muitos alunos estivessem acessando simultaneamente, isto poderia gerar transtornos nos processos administrativos, o que dificultaria o atendimento aos pais e os serviços relacionados a secretaria e direção

Rolar para cima