Escola Agrícola Municipal Nilo Batista – Do Agro ao Tech

Integração do Agro

A Escola Agrícola Municipal Nilo Batista já é cliente HW Info desde 2020, principalmente na parte de Informática e Copiadoras, uma escola com características muitos peculiares e únicas por ser uma escola onde envolve no seu currículo escolar, práticas agrícolas para seus alunos, porém um grande gap foi identificado em sua estrutura, esse gap estava na parte de Redes, Não havendo integração entre o setores e infra estrutura existente baseavam-se em equipamentos domésticos, muitas das vezes afunilando a conectividade fornecida pelo provedor.

O trabalho com uma entidade pública nem sempre é o mais fácil de se realizar, pelas inúmeras nuances envolvidas no processo de aquisição de materiais e serviços, observando-se muitos cuidados com o tipo de verba pública aplicada no projeto e até mesmo a limitação da verba em função das inúmeras outras obrigações que a escola necessita cuidar no seu dia-a-dia.

Mediante essa primeira análise, decidimos em conjunto com a equipe diretiva a mudança da infra estrutura de redes primeiramente nos setores administrativos, abrangendo Direção, Secretaria, Coordenação, Sala dos Professores e Sala de reuniões. Setores considerados chaves tanto na parte operacional burocrática e no setor pedagógico. Setores estes que careciam de integração, além de segurança e organização da conectividade.

O início da implantação física da infra estrutura começou no período de férias de Julho de 2023, e logo se mostrou um grande desafio em função da questão estrutural da escola, esta é uma escola baseada na modalidade de blocos pré-moldados, sendo a complexidade alta na montagem dos eletrodutos para recebimento dos cabeamentos necessários para integração dos setores.

Uma Nova Realidade

Após a implantação da Infra estrutura física, dispondo os equipamentos nos setores definidos, começou uma nova etapa do processo de integração, a configuração do ambiente de rede definido para os setores administrativos, pedagógicos e alunos.

Criou-se um ambiente de rede com diversas diretrizes de segurança, Redes separadas para o setor administrativo, pedagógico e alunos, onde no administrativo contemplava-se acesso a documentos de rede restritos ao setor e acesso ilimitado a impressoras conectadas a rede, sendo os integrantes deste setor alocados em uma lista de permissão de acesso vinculado ao seu aparelho específico (Celular, Tablet, Notebook). Já para o setor pedagógico montou-se um cadastramento dos funcionários como Professores e Funcionários de Apoio Escolar, todos padronizados com usuários e senhas individuais e com limites de uma conexão por vez. Essas mudanças geraram um impacto inicial que foi rapidamente observado pelos utilizadores da Rede, onde mostrou-se nítida melhora na conectividade e a redução para quase zero problemas de queda de internet e lentidão no acesso, devido aos freios e contra pesos definidos nas configurações de segurança da Rede.

Já na rede dos alunos ficou claro a necessidade do acesso com mais diretrizes de segurança, para que esta não se tornasse um problema na rotina de funcionamento da escola, pois poderia causar dispersão no períodos de aula. Foi criado um sistema de limite diário de uso para este perfil, para que o aluno tivesse consciência que o uso indiscriminado geraria a queda automática e a reconexão somente seria possível no dia seguinte, também foram feitos filtros personalizados de URLs para que não fosse possível acessar determinados sites, além do limite de velocidade aplicado a rede, como a quantidade de Alunos supera naturalmente a quantidade de funcionários da Escola, a partir do momento que muitos alunos estivessem acessando simultaneamente, isto poderia gerar transtornos nos processos administrativos, o que dificultaria o atendimento aos pais e os serviços relacionados a secretaria e direção.

Após a finalização da primeira infra estrutura e configuração do ambiente de rede, foi dado inicio a testagem por parte dos funcionários dos respectivos setores, após 2 meses de uso, o feedback foi tão positivo no tangente a segurança, usabilidade e estabilidade do sistema com as ferramentas que demandam internet, que a equipe diretiva em assembleia com o Conselho Escolar e Unidade Executora, decidiram pela ampliação do sistema ao primeiro bloco de salas de aula e auditório e com planos para futuramente ampliar ao segundo bloco de salas de aulas e ambientes externos.

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